Temporários

Vendas no Dia das Crianças devem ter aumento de 6% na comparação com 2018

Publicado em: 07/10/2019

Sincomércio estima a contratação de 700 temporários no comércio a partir deste mês

Para auxiliar nas compras de presentes para o Dia das Crianças, o comércio piracicabano abrirá em horário especial. As lojas de rua e corredores funcionam no dia 11 de outubro das 9h às 22h e no dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, das 9h às 16h. O Shopping Piracicaba abre no dia 12 das 12h às 20h e os supermercados têm escala própria no feriado.

Os horários especiais de funcionamento do comércio são definidos em convenção coletiva do trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio) e Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindicomerciários).

Em relação às vendas na data comemorativa, O Sincomercio Piracicaba tem expectativa de crescimento de 6% em relação ao passado. “Apesar dos brinquedos liderarem a preferência, outros presentes, como calçados, roupas, videogames e eletrônicos também são bastante procurados. O lojista que não vende itens específicos para crianças pode aproveitar o movimento que a data gera para fazer promoções que atraiam esses consumidores”, explica o presidente do Sindicato, Itacir Nozella.

O Sincomércio alerta que para a utilização da mão-de-obra dos comerciários no feriado, dia 12, as empresas devem solicitar a adesão de abertura aos feriados, atendendo assim legislação federal e a convenção coletiva. A adesão é feita para o ano todo e pode ser solicitada no site do Sindicato – www.sincomerciopiracicaba.com.br.

Temporários

Considerando-se a proximidade das festas de final de ano, quando se iniciam as contrações temporárias no comércio, o Sincomercio Piracicaba estima um crescimento de cerca de 20% em relação às vagas abertas no ano passado, totalizando 700 contratações temporárias em 2019.

Os números têm como base as efetivações feitas nos dois anos anteriores no comércio, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em 2017 e 2018, os dados mostram, respectivamente, um saldo positivo de 641 e 572 vagas em outubro e novembro.

Além disso, as informações mostram que cerca de 35% dos temporários são efetivados. Isso porque considerando-se as demissões de dezembro a fevereiro do ano seguinte, podemos observar um saldo positivo nas contratações de 119 em 2017 e de 202 no ano seguinte. “Tal quadro cria uma expectativa positiva, ao trabalhador, de ser efetivado na empresa. É uma grande oportunidade de mostrar realmente as suas qualidades e aptidões”, orienta Nozella.

Mês

Fevereiro 2019

Saldo das contratações do final do ano de 2018

Fonte:  Caged

Apesar das boas expectativas, o crescimento da economia ficou aquém do esperado para o ano de 2019. Porém, a aprovação das reformas da Previdência e Tributária devem ter impacto positivo, contribuindo para a retomada do equilíbrio fiscal e redução da taxa de juros, que, por sua vez, favorecem o consumo e a geração de emprego. “No caso da Previdência, já aprovada em primeira votação no Senado Federal, gera otimismo, tanto nos consumidores como nos empresários, o que deve refletir nas vendas de final de ano”, considera o presidente.

Em relação ao Estado de São Paulo, devem ser contratados 33 mil trabalhadores temporários para o fim do ano, de acordo com a estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Metade das vagas deve ser aberta pelo varejo de vestuário, tecidos e calçados. Os supermercados concentrarão cerca de 25% das vagas e o restante será dividido, principalmente, entre os segmentos de eletrodomésticos; eletrônicos e lojas de departamentos; móveis e decoração; farmácias e perfumarias. A Federação estima ainda que o varejo da Capital deve concentrar cerca de 12 mil temporários.