Faturamento

Vendas em dezembro devem ter alta de 7% no varejo local

Publicado em: 10/12/2019

O Natal é a data de melhor faturamento no varejo, historicamente, e costuma elevar os dados do mês de dezembro. Neste ano, a expectativa do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio) é que as vendas no último mês de 2019 tenham alta de 7% em relação as de dezembro/18.

De acordo com o presidente do Sincomércio, Itacir Nozella, com mercado de trabalho mais aquecido, juros reduzidos, inflação controlada e ambiente político adequado para viabilizar projetos importantes, as instituições financeiras voltaram a liberar crédito para os consumidores, que reviram a possibilidade de parcelamento para compras. “Isso significa melhora de vendas para bens duráveis durante o Natal”, explica.

Além disso, o pagamento do 13º salário dos trabalhadores e a liberação de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (PGTS) aqueceu a economia, mas também contribuiu com a quitação de dívidas, fazendo com que o consumidor pudesse voltar a comprar com mais tranquilidade.

Em relação ao estado de São Paulo, o faturamento das vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo, de acordo com a FecomercioSP, tende a registrar R$ 76,7 bilhões em dezembro, acréscimo de R$ 5 bilhões na comparação com o mesmo mês de 2018.

Presentes

Ainda de acordo com a Federação, os eletrônicos são boas opções de presentes, pois aumentaram apenas 1,35% em relação a dezembro do ano passado. Os aparelhos de TV estão 13,84% mais baratos, assim como os preços dos aparelhos de som, que caíram 0,85%.

Em contrapartida, os perfumes registram alta de 8,43%. Já para calçados e acessórios, a elevação foi de 0,29%, e vestuário feminino aumentou apenas 0,22%.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, hoje representa 13 mil empresários do comércio varejista e é filiado à FecomercioSP, entidade que administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).