Natal

Vendas de final de ano devem crescer 8% em Piracicaba

Publicado em: 24/11/2023

As vendas de final de ano em Piracicaba devem ter alta de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estimativa do Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região).

Para o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, a expectativa  positiva, maior que a de outras regiões, deve-se ao potencial econômico local. “Fatores macroeconômicos como a desaceleração da inflação e aumento da taxa de empregos, também influenciam nessa alta.”

O aumento poderia ser até maior em dezembro, mas as vendas costumam ficar diluídas entre a Black Friday e a primeira quinzena de janeiro, quando ocorrem as liquidações.

Dados que confirmam essa expectativa estão em duas pesquisas da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). O Índice de Confiança do Consumidor, que teve elevação em outubro de 16,1%, e a Intenção de Consumo das Famílias, que também apesentou um aumento de 25,2% em relação a outubro de 2022, ambas considerando o estado de São Paulo.

Nos últimos 12 meses, o IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado em outubro foi de 4,82%, abaixo dos 6,47% de outubro/22. “A geração de 434 mil empregos celetistas no estado até setembro de 2023, e no mesmo período em Piracicaba um saldo positivo de 5.082 de empregos formais, também devem garantir uma maior injeção de renda às festas de final de ano”, explica Nozella.

Black Friday

A Black Friday deste ano pode fazer o varejo paulista faturar quase 4% a mais neste novembro do que no mesmo mês do ano passado. O setor deve ter receitas em torno de R$ 63,5 bilhões no período, puxado principalmente pelas lojas de vestuário, tecidos e calçados – que devem crescer 6,6% com a data. Segundo dados da FecomercioSP.

A análise da Federação é que as expectativas positivas se explicam pela combinação favorável dos indicadores emprego, renda das famílias e crédito disponível.

Assim, das cinco atividades analisadas pela Entidade, considerando a relação delas com a Black Friday, todas têm projeção favorável para novembro. Além do setor de vestuário (+6,6%), destacam-se ainda as lojas de eletrodomésticos, que devem registrar alta de 4% nas vendas, supermercados (3,7%), farmácias e perfumarias (2,2%) e móveis e decoração (1,1%).

Por conta da Black Friday, o comércio de Piracicaba está autorizado a trabalham em horário especial de hoje até domingo.

Lojas de rua:

24 de novembro (sexta-feira): das 7h às 22h;

25 de novembro (sábado): das 7h às 18h.

Shopping:

24 e 25 de novembro (sexta-feira e sábado): das 10h às 23h;

26 de novembro (domingo): das 12h às 22h.