Oportunidade

Varejo piracicabano deve contratar cerca de 600 temporários para o fim do ano

Publicado em: 01/10/2018

Historicamente, a contratação de trabalhadores temporários para atender à movimentação intensa de compras decorrente das festas de fim de ano tem início nos meses de outubro e novembro, período em que se registra a maior geração de vagas formais no varejo paulista. Segundo o Sincomércio Piracicaba, neste ano, devem ser contratados cerca de 600 funcionários temporários, próximo do estimado em 2016. No ano passado, a expectativa foi de até 800 vagas.

De acordo com presidente do Sincomércio, Itacir Nozella, a economia não cresceu como o esperado e as incertezas da época eleitoral reduziram o número de vagas temporários na comparação com 2017. “O cenário atual mostra uma desaceleração no ritmo de recuperação da economia brasileira, uma reação tímida do emprego, incertezas no âmbito eleitoral e o consumo ainda com pouco fôlego. Assim, o empresário do comércio adota uma postura mais cautelosa em relação às decisões de investimento, inclusive em mão de obra.”

Já no Estado de São Paulo, o comércio varejista deve contratar 23 mil trabalhadores temporários para o fim do ano, leve redução de 3% em relação aos 23,7 mil admitidos em 2017. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Metade das vagas devem ser abertas pelo varejo de vestuário, tecidos e calçados. Os supermercados concentrarão cerca de 25% das vagas e o restante será dividido, principalmente, entre os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, lojas de móveis e decoração, farmácias e perfumarias.