ICC de maio

Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano volta a subir em maio, mas expectativas ainda são conservadoras

Publicado em: 25/05/2018

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), subiu novamente em maio, na comparação com abril (3,4%), e também, em relação ao mesmo mês do ano passado (11,3%), chegando a 117,3 pontos. Esse nível do ICC reflete otimismo do consumidor piracicabano. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o ICC de Piracicaba subiu pelo segundo mês consecutivo impulsionado pela melhora na percepção em relação às condições econômicas atuais, que voltou a ultrapassar a barreira dos 100 pontos. Na segmentação por renda, vale destacar o forte crescimento no caso dos consumidores com renda familiar de até 10 salários mínimos. Porém, em relação às expectativas futuras, a percepção chega a ser negativa para as famílias com ganhos superiores a 10 salários mínimos.

O presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, destaca que o ano eleitoral é cheio de incertezas que podem refletir na economia e ainda vai contar com a Copa do Mundo. “Dessa forma, os consumidores ainda estão inseguros quanto ao futuro, mas mantêm a confiança na melhora atual da economia.”

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 9,2% no mês e 51,3% na comparação com maio/17, chegando a 100,6 pontos.  Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) subiu 0,7% no mês, mas recuou 2,2% em relação ao ano passado, somando 128,4 pontos.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.