SINCOMÉRCIO Piracicaba

ICC julho

Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano se recupera em julho e apresenta forte alta na comparação anual

Publicado em: 30/07/2018

Compartilhar esta página:

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), voltou a crescer em julho. Na comparação com junho, o aumento foi de 7,4%; em relação a julho/17 houve forte alta (16%), chegando a 118,3 pontos. Esse nível do ICC reflete otimismo do consumidor piracicabano. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), em relação ao comparativo anual alta se deve à melhora de algumas variáveis econômicas como queda na inflação e taxa de juros. “No resultado mensal, a confiança havia caído em junho por conta da greve dos caminhoneiros e agora se recupera”, explica o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 12,3% no mês e 72% na comparação com junho/17, chegando a 103,3 pontos. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) subiu 4,9% no mês, mas recuou 1,1% em relação ao ano passado, somando 128,3 pontos.

 

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Sobre o Sincomércio Piracicaba

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à FecomercioSP, Entidade que administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).