ICC de junho

Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano recua na comparação mensal, mas sobe 11% no ano

Publicado em: 02/07/2018

A queda está relacionada com a greve dos caminhoneiros, que ocorreu durante a pesquisa

Piracicaba, 02 de julho de 2018 – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), recuou em junho, na comparação com maio (6%), mas subiu na comparação com junho/17, chegando a 110,2 pontos. Esse nível do ICC reflete otimismo do consumidor piracicabano. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a queda do ICC pode ser atribuída à paralisação dos caminhoneiros que alterou drasticamente a rotina das famílias e também levantou dúvidas sobre a capacidade do governo em solucionar a crise e manter a governabilidade até o fim do mandato.

Apesar da queda mensal generalizada tanto no Índice das Condições Econômica Atuais (ICEA) quanto no Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), respectivamente 8,6% e 4,7%, na comparação anual o ICEA teve forte avanço de 41,9%. Segundo presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, esse resultado reflete uma boa melhora das condições de compra do piracicabano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Neste mês, o ICEA ficou em 92 pontos e o IEC em 122,3 pontos.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.