SINCOMÉRCIO Piracicaba

Natal

Horário especial de final de ano tem início em 8 de dezembro

Publicado em: 03/12/2021

Compartilhar esta página:

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba a Região (Sincomércio Piracicaba) comunica o horário especial de funcionamento neste final de ano:

 

Centro e corredores comerciais:

 

Feriado de Imaculada Conceição - 8 de dezembro: 9h às 17h*;

De 9 a 24 de dezembro:

Segunda à sexta-feira: 9h às 22h;

Sábados - 11 e 18 de dezembro: 9h às 18h;

Domingos - 12 e 19 de dezembro: 9h às 17h;

24 de dezembro: 9h às 18h;

31 de dezembro: das 8h às 15h.

 

*Compensação do trabalho no feriado: em 3 de janeiro de 2022 o comércio fica fechado e o empregador deve também conceder uma folga no mês de março/22, preferencialmente no dia 1º.

 

Shopping Piracicaba:

 

12 de dezembro (domingo): 12h às 22h;

15 a 22 de dezembro: das 10h às 23h;

Dia 24 de dezembro: das 10h às 17h;

Dia 31 de dezembro: das 10h às 16h.

 

Os horários especiais de funcionamento foram definidos pela Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2020/22, assinada em outubro entre o Sincomércio Piracicaba e Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba (Sincomerciários).

 

Vendas

 

O comércio varejista no Estado de São Paulo deve crescer 5% em dezembro, motivado pelo pagamento do décimo terceiro salário e seu impacto maior nas compras de Natal. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Porém, segundo o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, na cidade o aumento deve ser um pouco maior que no estado, chegando a 7%.

A injeção do recurso será o fator decisivo, já que será 57,5% maior que em relação ao registrado no fim de 2020.

O contexto de maior oferta de crédito – dando acesso ao consumo de bens duráveis –, com lojas sem restrições de funcionamento e mais circulação de consumidores, também contribuirá para o resultado. Confirmando-se a estimativa, o varejo paulista deve atingir R$ 91 bilhões em vendas no mês do Natal, R$ 4,2 bilhões a mais do em 2020.

Dois fatores justificam a maior injeção do décimo salário. Em primeiro lugar, a expressiva expansão do número de trabalhadores com carteira assinada e, em segundo, o fato de que os aposentados e pensionistas, além de parcela significativa de empregados do setor privado, no ano passado, receberam a totalidade do pagamento até a metade do ano, a fim de atenuar a queda de renda provocada pela paralisação de vários segmentos produtivos e a elevação do desemprego.

Apesar da perspectiva positiva, é necessário considerar os fatores conjunturais que podem impactar negativamente na expectativa de movimento robusto e consistente neste fim de ano e nos meses seguintes. Isto é, a forte elevação em curso do nível de endividamento das famílias que, ao lado da inflação e do desemprego altos, provocam redução da massa de renda. Assim, o desempenho das vendas em dezembro deve se vincular ao confronto dessas variáveis positivas e negativas. 

Recuperação do setor de vestuário

Dentre as atividades do varejo, o segmento de vestuário deverá ter o melhor movimento de vendas no mês, com crescimento estimado de 28%, ante dezembro de 2020, quando mostrou uma retração de 22%, o pior desempenho entre todas na ocasião.

Já os supermercados (-2%), as farmácias e perfumarias (-3%) e as lojas de móveis e decoração (-5%) devem ser os destaques negativos deste ano. Com relação aos supermercados, é importante ressaltar o contexto diferente em relação a 2020, já que, naquele momento, por causa do aumento de casos de covid-19, as maiores restrições para as festas favoreciam o crescimento do setor.
 
Por outro lado, a inflação impactando – em especial, classes baixa e média baixa – limita grandes aumentos nas vendas também de bens essenciais (como visto no segundo semestre do ano passado) e nestes últimos meses de 2021, quando ficou nítida a desaceleração da taxa de aumento de vendas dos supermercados.

 

Sincomércio Piracicaba

 

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 13 mil representantes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.