Piracicaba

Confiança do consumidor piracicabano cai pelo terceiro mês consecutivo.

Publicado em: 22/06/2017

ICC recuou 5,8% em junho na comparação com maio

Piracicaba, 22 de junho de 2017 – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), caiu consecutivamente nos últimos três meses (abril/maio/junho). O recuo mensal foi de 5,8%, atingindo 99,2 pontos em junho. Pela primeira vez no ano, o índice ficou abaixo de 100 pontos refletindo o sentimento de pessimismo entre os consumidores piracicabanos. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com Sincomércio Piracicaba, a lenta recuperação da economia, a demora na aprovação das reformas estruturais e a crises políticas têm deixado o consumidor de Piracicaba cauteloso. “O aumento do desemprego também pode ser apontado como um fator”, explica Carlos Beltrame, assessor da presidência do Sindicato.

Desenvolvido com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o indicador é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).

O ICEA registrou queda de 2,5%, ao passar de 66,5 pontos em maio para 64,8 pontos em junho, mostrando a insatisfação dos consumidores piracicabanos em relação às condições econômicas atuais. O IEC também registrou queda, de 7%, ao passar de 131,3 em maio para 122,1 pontos neste mês.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.