Confiança do consumidor aumenta em Piracicaba.

Publicado em: 15/03/2017

Pesquisa feita pelo segundo mês consecutivo revela otimismo

Piracicaba, 15 de março de 2017 – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), alcançou 122,3 pontos no mês de março, alta de 7% em relação ao mês anterior (114,3 pontos). A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total), o que indica que o piracicabano está otimista neste início de ano.

Desenvolvido com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o indicador é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).

O ICEA registrou queda de 3,1% ao passar de 78,2 pontos em fevereiro para 75,7 pontos em março, mostrando a insatisfação dos consumidores piracicabanos em relação às condições econômicas atuais. Por outro lado, o consumidor espera uma melhora no futuro, percepção captada pelo IEC, que subiu 10,8% e atingiu 153,3 pontos.

A elevação do ICC em março pode ser atribuída às expectativas. Os dados mais recentes de inflação convergindo para o centro da meta e o ciclo de redução da taxa básica de juros surtiram efeitos positivos para o otimismo do consumidor em relação ao futuro.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde janeiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.