Vendas

Comércio de Piracicaba tem horário estendido no Dia dos Namorados

Publicado em: 07/06/2021

Sincomércio estima aumento de 5% nas vendas em relação a junho de 2020

O comércio de rua e corredores terá horário estendido de funcionamento para o Dia dos Namorados - na sexta-feira, 11 de junho, as lojas podem abrir até às 21 horas. A abertura do comércio está de acordo com o decreto municipal vigente que define o horário de funcionamento durante a pandemia.

Vendas

Depois de um mês do Dia das Mães de prejuízos, o Dia dos Namorados deve trazer resultados melhores para o varejo piracicabano em junho, o Sincomércio Piracicaba estima que o setor deve arrecadar 5% a mais do que em junho de 2020.

Para o presidente do Sindicato, Itacir Nozella, a previsão de crescimento do faturamento do varejo não dependerá apenas do Dia dos Namorados. “Na verdade, apesar da expansão de muitas atividades ligadas à data, o que vai impactar o setor positivamente, é o efeito que a demanda reprimida terá sobre o consumo”, explica.

Para além da demanda reprimida, o bom desempenho também deve ocorrer na esteira da chegada de um novo período de vigência do auxílio emergencial, pago pelo governo federal, pela antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas, como também por um contexto de maior confiança dos consumidores em retornar às compras após tanto tempo em quarentena.

Segundo a previsão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o varejo paulista deve faturar cerca de R$ 69 bilhões em junho, superando tanto o desempenho do mesmo mês de 2020 – que foi o segundo melhor em vendas daquele primeiro semestre – quanto o de 2019, no mundo sem pandemia, cuja alta agora é de 8,7%.

Namorados às compras

O mês dos namorados será, na leitura da FecomercioSP, o primeiro desde o início da pandemia em que uma data comemorativa impacta efetivamente sobre as vendas do comércio. Isso porque, ao observar as atividades mais sensíveis a ela, algumas vão, de fato, registrar crescimentos que seriam comuns em um contexto sem pandemia.

O caso mais expressivo é o das perfumarias, que vão faturar perto de R$ 6 bilhões em junho – número que é 14,1% maior do que o registrado em 2020. Da mesma forma, as lojas de roupas e calçados vão crescer 3,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, arrecadando R$ 2,5 bi, o que é uma ótima notícia para um segmento profundamente afetado pela crise da Covid-19.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 13 mil representantes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.