Vendas

Comércio de Piracicaba tem horário estendido no Dia das Mães

Publicado em: 05/05/2021

O comércio de rua e corredores poderá funcionar em horário estendido nas vésperas do Dia das Mães, de acordo com o decreto municipal vigente. Na sexta-feira, 07 de maio, as lojas abrem até às 20 horas e no sábado, 08 de maio, até às 18 horas, por ser também o primeiro final de semana após o quinto dia útil.

O Shopping Piracicaba mantém seu horário habitual de abertura, sextas e sábados, das 10h às 20h e aos domingos, das 14h às 20h.

Vendas

Considerada uma das datas mais importantes para o varejo paulista, o Dia das Mães não terá impacto significativo no desempenho do setor neste ano, segundo um estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) que projeta crescimento tímido de 2,5% no faturamento deste mês em comparação a maio de 2020 — quando, os varejistas viram suas receitas caírem a um dos menores níveis da história (-13,3%). Essa alta atual, na verdade, será motivada principalmente pela demanda por materiais de construção, cujas lojas devem faturar 22,8% a mais do que em maio do ano passado.

O que evitará mais um resultado negativo no mês, será o auxílio emergencial pago pelo governo federal que, embora menor do que aquele de 2020, vai injetar R$ 1,54 bilhão no consumo das famílias paulistas em maio. Isso significa que, se não fosse pelo benefício, o varejo faturaria R$ 56,2 bilhões — e não R$ 57,7 bilhões, como prevê a Federação para o período.

No geral, as atividades sensíveis ao Dia das Mães vão fechar o mês de maio em declínio de 3,1% em comparação a 2020 e de 4,8% em relação ao ano anterior, último sem pandemia — quando a data ainda era uma das mais relevantes para o varejo.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 13 mil representantes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.