SINCOMÉRCIO Piracicaba

Horário Especial

Comércio de Piracicaba tem horário especial de funcionamento no Dia das Pais

Publicado em: 07/08/2018

Compartilhar esta página:

Vendas na região devem crescer 8% em relação a agosto do ano passado

 

O comércio de Piracicaba terá horário especial de funcionamento nas vésperas do Dia das Pais. Na sexta-feira, 10 de agosto, as lojas de rua e corredores comerciais abrem até às 22 horas e no sábado, 11, até às 18 horas. “Queremos facilitar a vida dos consumidores para comparem os presentes dos pais”, explica Itacir Nozella, presidente do Sincomércio Piracicaba.

 

O comércio varejista na região de Campinas, que compreende Piracicaba, deve crescer 8% em agosto em comparação ao mesmo período de 2017. No mês que é comemorado o Dia dos Pais, o faturamento real do setor pode atingir R$ 4,97 bilhões, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Em agosto, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve apresentar a maior taxa de crescimento nas vendas em relação ao ano anterior, de 178%.

 

Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo

Projeção do faturamento real para o mês de agosto de 2018 - Campinas

Atividade

Faturamento real
(em R$ mil)*

ago-18/
ago-17
(%)

acumulado
no ano
(%)

acumulado
em 12 meses
(%)

Autopeças e acessórios

143.205

6%

6%

7%

Concessionárias

799.696

4%

11%

10%

Farmácias e perfumarias

443.485

4%

5%

6%

Eletrodomésticos, eletrônicos e L.D**

409.644

178%

143%

83%

Materiais de construção

375.016

0%

2%

1%

Lojas de móveis e decoração

93.089

1%

8%

7%

Lojas de vestuário. Tecidos e calçados

302.721

-4%

-4%

-3%

Supermercados

1.406.562

0%

1%

2%

Outras atividades

1.000.646

5%

6%

5%

Total do comércio varejista

4.974.064

8%

9%

7%

Fonte dos dados primários: Secretaria da Fazenda de Campinas de São Paulo

     

* R$ mil à preços de Mai/18     **Lojas de Departamentos

     
 

 

Apesar do aumento esperado, a base de comparação de 2017 foi baixa, o que não traz tanto otimismo para o período. Segundo a FecomercioSP, o Dia dos Pais tende a ser uma data com volume de vendas bem inferior a outras, como Dia das Mães e Natal.

 

Além disso, agosto é um dos meses mais fracos para o varejo no segundo semestre. Outro fator a ser considerado é a sazonalidade, já que, tradicionalmente, as vendas do setor de vestuário caem em relação ao mês de julho. Por fim, agosto é o mês subsequente às férias, quando as famílias gastaram com viagens ou qualquer outro tipo de recreação ou atividade, o que implica redução da capacidade de consumo.

 

Sincomércio Piracicaba

 

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.