Festas

Comércio de Piracicaba funciona no feriado de 8 de dezembro e tem horário especial a partir do dia 10

Publicado em: 05/12/2018

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região (Sincomércio Piracicaba) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba firmaram acordo nesta quarta-feira autorizando a abertura do comércio de rua e corredores comerciais no feriado municipal de 8 de dezembro (Dia da Imaculada Conceição) e garantindo o horário especial de funcionamento de 10 a 24 de dezembro. A decisão faz parte da convenção coletiva do trabalho 2018/19 da categoria dos comerciários que também foi assinada.

De acordo com a convenção, o comércio vai funcionar no dia 8 das 9h às 17h e de 10 a 21 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. Nos sábados 15 e 22, a abertura será das 9h às 18h e nos domingos 16 e 23, das 9h às 17h, No dia 24 de dezembro as lojas fecham às 18 horas e nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2019, não abrem. Nesses dois últimos dias, os funcionários vão compensar o trabalho aos domingos. Em relação ao dia 8 de dezembro, a compensação será na segunda e terça-feira de Carnaval de 2019.
Para o Shopping Piracicaba ficou definido que de 14 a 21 de dezembro o funcionamento será das 10h às 23h, no feriado do dia 8, das 12h às 20h, no dia 16, das 11h às 23h, nos dias 22 e 23, das 10h às 24h, no dia 24, das 10h às 18h e no dia 31 de dezembro, das 10h às 16h.

O acordo também vai garantir um reajuste de 4,3% aos comerciários, acima da inflação acumulada do período, com pagamento retroativo a 1º de setembro deste ano. “Em relação aos feriados, foram mantidos o pagamento de 100% de hora extra, mais folga, mais abono, porém, a folga pode ser trocada pelo abono pago em dobro, se for de comum acordo entre patrões e empregados”, explica o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.
Em relação aos demais feriados, o comércio de rua e corredores comerciais está autorizado a abrir em 13 de junho, 9 de julho e 12 de outubro. Já as lojas do Shopping e supermercados podem abrir todos os feriados, com exceção de 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio.