SINCOMÉRCIO Piracicaba

LGBTQI

Sesc Piracicaba promove espaços de diálogo com projeto Legítima Diferença

Publicado em: 16/05/2019

Compartilhar esta página:

Criado para ser um espaço de diálogo e convivência, respeito e transformação social, o projeto Legítima Diferença reúne uma série de ações que buscam evidenciar realidades, desconstruir estereótipos vinculados às pessoas LGBTQI. A programação, promovida pelo Sesc São Paulo, na capital, interior e litoral, inicia na unidade de Piracicaba neste sábado (18), às 15h30, com uma atividade literária: Poesia Gay Brasileira. No domingo (19), às 17h, acontece o debate LGBTFobia Como Produto do Patriarcado. Em ambos, a entrada é gratuita.

No estado de São Paulo, o Legítima Diferença promove 73 iniciativas de formatos e abordagens variadas. A agenda propõe a reflexão sobre as realidades sociais e afetivas da população LGBTQI. Em cheque estão as diversas formas de discriminação e violência. A programação visa aproximar públicos e garantir a representatividade (fundamental para alterar os processos de exclusão e apagamento social), também faz referência ao Dia Internacional da Luta contra Homofobia e Transfobia – celebrado em 17 de maio.

Em Poesia Gay Brasileira, as pesquisadoras Amanda Machado e Marina Moura falam sobre o livro de mesmo nome que lançaram em 2017 como organizadoras. A publicação é a primeira antologia de poemas do país que tocam em temas homossexuais. Estão presentes obras de poetas como Carlos Drummond de Andrade, Caio Fernando Abreu, Renata Pallotini, entre outros. A programação, que será realizada no Espaço de Tecnologia e Artes, também contará com a participação de Angélica Freitas. Para participar é necessário fazer inscrição no local, com 30 minutos de antecedência.

O debate LGBTFobia Como Produto do Patriarcado contará com a participação de Lucca Najar, youtuber atuante contra a transfobia; Gabriela Naomi de Souza Santos, bióloga, primeira mulher trans a se formar na Unesp de Rio Claro; Marina Moura, jornalista e organizadora do livro Poesia Gay Brasileira: Antologia; e Daniel Seghese, organizador do coletivo Transitando. Na pauta está a reflexão sobre a relação entre a violência contra mulheres cisgênero, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e a edificação de uma sociedade constituída, no campo de gênero e sexualidade, sob a norma da heterossexualidade, e também da visão do mundo masculino superior ao feminino. A programação acontece na Sala de Expressão Corporal – inscrição com 30 minutos de antecedência.

 

Mostra Nacional de Cinema LGBTQI

O projeto Legítima Diferença contempla também a exibição de Corpos Dissidentes – Mostra Nacional de Cinema LGBTQI. A programação de curtas reúne obras fílmicas que tiveram o envolvimento de mais de 100 artistas, abordando a pluralidade da comunidade LGBTQI brasileira.

Abre a mostra o filme Divinas Divas (BRA, 2017, 110). O documentário de Leandra Leal (sua estreia como diretora) retrata a vida da primeira geração de artistas travestis no Brasil, relembrando o Rio de Janeiro da década de 1960. O evento contará com a participação de uma das protagonistas da obra, Jane Di Castro, cantora e artista performática que fará um bate-papo com o público. As exibições acontecem em três sessões: no dia 21 (terça), às 19h; e no dia 22 (quarta-feira), às 13h30 e às 16h30.

Os dez curtas selecionados da Mostra Nacional de Cinema LGBTQI serão exibidos em dois dias. Em cada um deles, diretores dos filmes estarão presentes para um bate-papo. Toda programação acontece no Teatro e tem gratuita – os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Dia 22 (quarta-feira), às 19h, estarão presentes Felipe Amaral, Gabriela Torres, Julia Leite, e o curador da mostra, Renan de Cillo. Os filmes da noite serão: Crisálida (SP/BRA, 2018, 15’); Ainda Não (SP/BRA, 2017, 21’); BR3 (RJ/BRA, 2018, 23’); Primavera de Fernanda (PR/BRA, 2018, 19’); e Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora (SP/BRA, 1968, 30’). No dia 23 (quinta-feira), às 19h, acontece mais bate-papo, com os diretores Chico Santos e Rafael Mellim, a lista de filmes é composta por: Afronte (DF/BRA, 2017, 16’); Peixe (MG/BRA, 2019, 17’); Reforma (PE/BRA, 2018, 15’); Lui (PR/BRA, 2018, 18’); e Estamos Todos Aqui (SP/BRA, 2018, 20’).

O Legítima Diferença faz parte do programa Ações Para a Cidadania do Sesc Piracicaba.

 

Serviço

Legítima Diferença

Poesia Gay Brasileira

Dia 18, sábado, 15h30.

Espaço do Tecnologia e Artes. Grátis (inscrições no local com 30 minutos de antecedência). Indicação: 12 anos.

 

Corpos Dissidentes – Mostra Nacional de Cinema LGBTQI: Filme Divinas Divas e Bate – Papo com Jane Di Castro

Dia 21 (terça), 19h.

Dia 22 (quarta), 13h30 e 16h30.

Teatro. Grátis (retirada de ingressos com uma hora de antecedência). Indicação: 14 anos.

 

Corpos Dissidentes – Mostra Nacional de Cinema LGBTQI: Curtas e Bate-papo

Dia 22 (quarta), 19h.

Teatro. Grátis (retirada de ingressos com uma hora de antecedência). Indicação: 14 anos.

 

Corpos Dissidentes – Mostra Nacional de Cinema LGBTQI: Seleção de Curtas e Bate-papo

Dia 23 (quinta-feira), 19h

Teatro. Grátis (retirada de ingressos com uma hora de antecedência). Indicação: 18 anos.

 

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155 – Centro

Telefone: (19) 3437-9292

sescsp.org.br