SINCOMÉRCIO Piracicaba

Turismo

Oficina de escrita em cartões-postais de locais históricos de Piracicaba

Publicado em: 13/12/2018

Compartilhar esta página:

Com cartões-postais que ilustram locais históricos como a Esalq, a Capela São Pedro do bairro Monte Alegre, Engenho Central, Rua do Porto, Largo dos Pescadores e até mesmo a Comedoria do Sesc Piracicaba, o público irá redescobrir seu uso orientados pela jornalista Ana Caroline Franco a escrever histórias e memórias para serem compartilhadas com quem mora longe. A oficina acontece neste sábado e domingo (15 e 16/12), às 14h, no Hall de entrada do Sesc. A participação é gratuita e aberta ao público.

A ideia da oficina de cartões-postais surgiu série de cartões "Paisagens Postais" realizado em comemoração aos 70 anos de atividade do Turismo Social do Sesc SP, completados neste ano de 2018. Os postais dessa série são resultado de um trabalho feito por artistas e confeccionados por 30 unidades, revelando parte da riqueza histórica e cultural de cada cidade que possui uma unidade, presente na memória e no coração de sua gente. Os desenhos que ilustram os cartões-portais de Piracicaba são da artista Renata Amalfi.

Num tempo em que viajar e fotografar eram atividades acessíveis a poucas pessoas, os postais foram um meio enviar notícias e guardar recordações de lugares visitados. Para Larissa Costa, Agente de Apoio a Programação de Turismo do Sesc Piracicaba,  “a Escrita em Postais é a possibilidade de aprofundar a escrita de si e o diálogo com o outro, de instituir o convívio mesmo que distante e de conectar quem está longe com as paisagens urbanas que estão em nosso entorno.”

Sobre a série de cartões “Paisagens Postais”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo

A série é uma ação representativa de valorização do território onde cada Unidade do Sesc São Paulo está situada. A proposta foi eleger seis lugares para serem retratados por meio de ilustrações, de modo a promover outro olhar para as localidades, buscando destacar a memória, as identidades e os patrimônios culturais, e provocar a sensibilização da comunidade local para com seu próprio lugar, em uma redescoberta da cidade. Como cada unidade contratou um ilustrador diferente para a realização deste trabalho, temos uma rica diversidade de traços e estilos nas artes finalizadas.

Sobre o Turismo Social 70 do Sesc SP

O Turismo Social começou em 1948 na Colônia de Férias de Bertioga e entende que o descanso o lazer, as viagens são direitos essenciais ao cidadão e o ato de viajar permite uma mudança no olhar. Não importa medir as distâncias: o simples ato de sairmos de um ponto para nos dirigirmos a outro já implica em poder observar, tanto o ponto novo quanto o anterior, de um jeito modificado. O Sesc em São Paulo trabalha para propor roteiros e vivências que têm a missão profunda de servir ao crescimento de todos os indivíduos envolvidos.

SERVIÇO

TURISMO SOCIAL

Oficina de escrita de cartão-postal

Dias 15 e 16, sábado e domingo, 14h.

Hall de entrada. Grátis. Livre.