SINCOMÉRCIO Piracicaba

Infantil

Confira a programação da Semana Mundial de Brincar

Publicado em: 23/05/2019

Compartilhar esta página:

De 25 de maio a 2 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar em todas as unidades do estado. A ação é promovida no Brasil pela Aliança pela Infância desde 2009 – conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013. A programação reúne vivências, oficinas, bate-papos, encontros, recreações, intervenções artísticas e espetáculos. O Sesc Piracicaba promove quase 20 atividades gratuitas voltadas ao tema deste ano: O Brincar que Abraça a Diferença. A unidade apoia também a programação da Semana Municipal do Brincar, promovida pela Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos, e demais interessados nas questões da primeira infância, a programação dá destaque ao Espaço de Brincar, um programa do Sesc São Paulo que propõe ações para e sobre a primeira infância. Na unidade Piracicaba, o Espaço de Brincar funciona de terça a sexta, das 13h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 18h15. Para utilizar, as crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.

O Sesc Piracicaba contará ainda com apresentações musicais e da cultura popular, vivências e palestras. No dia 25 (sábado), às 17h, acontece o show Só + 1 Pouquinho, do grupo Barbatuques. A apresentação será no Ginásio de Eventos, com entrada gratuita (retirada de ingressos no dia). A programação do grupo de percussão corporal reúne músicas inéditas com ritmos variados, contando crônicas divertidas das relações entre filhos e familiares e tratando do imaginário das crianças.

Nos sábados, dias 25 de maio e 1 de junho, as pedagogas Dani Farto e Juliana Boza realizam o Linguagens do Brincar. A iniciativa, voltada para crianças até 6 anos, visa valorizar o faz de conta por meio de histórias, brincadeiras de roda e experimentações motoras. Também propicia percepções sensoriais na interação com os pares e adultos brincantes. A atividade acontece das 10h30 às 11h30. Já espaço recreativo Bora Brincar e propicia um tempo para a convivência ativa entre as famílias, estimulando o livre brincar e a exploração de movimentos corporais. A iniciativa acontece todos os domingos, das 14h às 17h.

Um cortejo brincante está agendado para acontecer no domingo, dia 26, das 11h às 12h. O Folias, Brincadeiras e Cantigas é um show que faz referência a manifestações populares e mestres da cultura brasileira, com brincadeiras, histórias e ritmos contagiantes como o coco de embola, afoxé, samba de roda e capoeira. Traz também elementos do teatro popular como os mamulengos, bonecões e o bumba meu boi apresentando a simplicidade e riqueza desses brinquedos do povo.

Nos dias 28 e 30 (terça e quinta-feira), o Dançando com Bebês promove momentos de troca e integração entre pais, cuidadores e bebês, por meio dos movimentos conscientes da dança e da música suave. A atividade holística será desenvolvida nestes dois dias, das 14h às 15h, pela artista de dança e educadora corporal, Vivian Trivelin. Já Dani Farto e Juliana Boza convidam crianças e adultos para uma experiência repleta de sensações em Jogos Sensoriais na Primeira Infância. A ação acontece em três dias, de 28 a 30 (terça, quarta e quinta-feira), sempre das 17h30 às 18h45. Elementos da natureza serão apresentados de maneira lúdica trazendo a exploração de sons, cheiros, texturas e imagens para ampliar o universo das crianças.

Em Os Sentidos do Bebê, Vivian Trivelin utiliza a dança e os gestos corporais como elementos que nos permitem conhecer a realidade das crianças, suas brincadeiras, preferências e seus movimentos. Assim, conhecemos as dinâmicas para explorar o universo motor e cultural delas. A atividade, voltada para crianças até 6 anos, será realizada nos dias 29 e 31 (quarta e sexta-feira), das 14h às 15h.

A brincadeira e suas implicações sociais, bem como o saber crescer, são temas do documentário Tarja Branca (2014), que será exibido no dia 29 (quarta-feira), às 19h30, na Comedoria. O filme, dirigido por Cacau Rhoden, revela o quanto as brincadeiras infantis fazem parte da nossa formação social, intelectual e afetiva e ainda se coloca como um manifesto sobre a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que os adultos são impelidos a abandonar.

A relação entre as brincadeiras e a sociedade continua no dia 31 (sexta-feira), às 20h no Teatro, com a palestra A Criança Nova... A Criança Eterna, ministrada pela etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio. Dedicada à pesquisa e difusão da cultura da criança e da música brasileira, Lydia registrou e catalogou as manifestações da cultura nacional, especialmente na zona rural de Serrinha, Bahia, formando uma coleção de mais de três mil brinquedos musicais. A palestra apresenta imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo. Também lança luz à representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, esculturas, poemas, brinquedos e fotos de crianças brincando. O evento é recomendado para maiores de 16 anos.

No último dia do mês, 31 de maio (sexta-feira), o educador musical Lucas Bueno Dias propõe em Brincadeiras Musicais, jogos e atividades coletivas utilizando a linguagem da música. A iniciativa, voltada a crianças até 6 anos, acontece em dois horários: das 16h às 17h, e das 17h30 às 18h30. Em toda a programação, as crianças deverão estar acompanhadas de um adulto responsável.

 

Semana Municipal do Brincar envolve 40 mil crianças

A Semana Municipal do Brincar também se conecta à Semana Mundial do Brincar da Aliança pela Infância. Entre os dias 25 de maio e 02 de junho, a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura de Piracicaba (por meio das secretarias de Educação, Ação Cultural e Turismo, Esporte e Lazer), além do Grupo de Escoteiros, realizam diversas ações, lúdicas e formativas. Estão programadas atividades em escolas, espaços públicos da cidade. O Sesc Piracicaba apoia a programação. O objetivo é valorizar o livre brincar, entendendo-o como uma ação fundamental para o desenvolvimento integral da criança. O lançamento será no estacionamento da Câmara de Vereadores no dia 25, às 10h – aberto a toda a população. com o apoio do Sesc Piracicaba,

A criação da Semana Municipal do Brincar foi uma proposta do vereador Pedro Kawai, após ter participado em 2017 de uma mesa redonda da Semana Mundial do Brincar, realizada pelo Sesc Piracicaba. A partir dessa vivência, o representante legislativo decidiu transformar em lei a iniciativa (nº 8903, de 25 de abril de 2018). “A participação de nossas crianças em atividades coletivas traz resultados gigantescos na sua formação. Brincar desenvolve  nas crianças o respeito das diferenças e fortalece o convívio em sociedade, que está tão em falta hoje em dia”, afirmou Kawai.

A Secretaria Municipal de Educação pretende envolver 46 escolas, que abrigarão o III Jogos Internos do Ensino Fundamental, além de 89 escolas de educação infantil em atividades brincantes estimuladas pela Semana Municipal do Brincar.

A programação municipal contará ainda com rodas de conversas entre pais e educadores da Rede Municipal de Ensino. Também acontecem atividades lúdicas voltadas às crianças em diversos espaços da cidade. Toda programação é gratuita.

O encontro Diálogos do Brincar propõe uma roda conversa com pais e educadores tendo como finalidade criar um espaço de escuta e aprendizagem sobre o brincar. A ação será realizada em dois momentos: sobre a Educação infantil, no dia 22, às 18h, na Emei Maria Conceição Polizel Mendes; e sobre a Educação Infantil e Ensino fundamental, no dia 25, às 8h, na Emeif João Perin.

A Estação da Paulista receberá no dia 29 (quarta), das 15h às 18h, o projeto Na Rua da Julia, um encontro que visa vivenciar e valorizar as manifestações da cultura infantil, promovendo o intercâmbio de saberes entre gerações. Já no dia 2 de junho (domingo), a programação acontece no Parque Engenho Central. No Galpão 9 do local, das 14h às 16h, a Semana Municipal do Brincar reunirá atividades lúdicas para crianças e suas famílias. O evento contará com a participação da educadora Priscila Lima Pedrassani, pedagoga do Tempo do Brincar; de Carlos Maldonato, com a Expogizchão e da artista Belé com oficinas de desenho.

 

AÇÃO – A ação promovida no Brasil pela Aliança pela Infância convida a sociedade para reflexão e debate sobre a importância do brincar. Em 2019, o tema O Brincar Que Abraça a Diferença busca refletir sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças. Neste contexto, destaca a diversidade trazendo conteúdos como a inclusão de pessoas com deficiência, respeito e valorização às culturas de outros povos, cultura de paz e bullying, pois é brincando juntas que as crianças podem experimentar o que do outro está em si mesma e, assim, desenvolver a empatia.

Por meio dessa interação é que se fortalece o olhar afetivo e a capacidade de coexistir, que prepara todos a conviver de forma pacífica com o diferente e com o semelhante, sem negar que os conflitos existem.  O brincar livre é democrático, revela toda riqueza que existe na simplicidade. A criança somente entretida com meios eletrônicos tem uma vivência solitária e, assim, menos empática com o mundo, com o outro.

 

Programação:

(Vivência)

Abertura da Semana Municipal do Brincar – O brincar que abraça a diferença

A Câmara de Vereadores convida a todos a dedicarem seu tempo e energia brincando na rua, em um resgatando às memórias de infâncias e o sabor da descoberta e do encantamento. Com atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-SELAM e as educadoras Márcia Araújo e Luana Zanotto.

Dia 25/5, sábado, das 9h às 12h.

Estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba (rua Alferes José Caetano, 834 – Centro). Grátis. Livre.

 

(Bate-papo)

Diálogo do Brincar - Educação Infantil

Uma roda de conversa com pais e educadores com a finalidade de criar um espaço de escuta, dúvidas e aprendizagens sobre o brincar. Afinal, brincar é coisa séria! Uma ação da Semana Municipal do Brincar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

Dia 25/5, sábado, das 8h às 10h.

Emeif João Perin (estrada Anna Santin, 200 - Nova Suíça). Grátis. 16 anos.

 

(Vivência)

Linguagens do Brincar

Encontros onde o espaço proporciona percepções visuais, auditivas e sensoriais na interação com os pares e adultos brincantes. Essa é a proposta das pedagogas Dani Farto e Juliana Boza, que valorizam o faz de conta através de histórias, brincadeiras de roda e experimentações motoras.

Dias 25 e 1/6, sábados, das 10h30 às 11h30.

Sala de Expressão Corporal 1 do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Para bebês e crianças até 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

 

(Vivência)

Espaço de Brincar

Espaço físico destinado ao livre brincar e à convivência intergeracional. Tem como propósito maior a valorização do brincar como elemento fundamental da cultura da infância.

De 25/5 a 2/6, de terça a sexta, das 13h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Espaço de Brincar do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Para bebês e crianças até 6 anos acompanhadas de seus responsáveis

 

 

(Espetáculo)

Barbatuques

O show “Só + 1 Pouquinho” traz músicas inéditas com ritmos variados, contando crônicas divertidas das relações entre filhos e familiares e sobre o imaginário das crianças. Um repertório para toda família, inspirado em seu dia a dia.

Dia 25/5, sábado, às 17h.

Ginásio de Eventos do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Livre.

 

(Vivência)

Bora Brincar

O Bora Brincar é um convite à interação dos adultos com as crianças. Um espaço recreativo para o tempo e as possibilidades de convivência ativa, onde o livre brincar e a exploração de movimentos corporais aconteça.

Dias 26/05 a 02/06, domingos, das 14h às 17h.

Pátio Externo do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Livre.

 

(Intervenção)

Folias, Brincadeiras e Cantigas

Uma festa de manifestações tradicionais brasileiras com brincadeiras, histórias e ritmos contagiantes - coco de embola, afoxé, samba de roda, capoeira e bumba meu boi - além de elementos do teatro popular tais como os mamulengos, bonecões e o bumba meu boi.

Dia 26/5, domingo, das 11h às 12h.

Praça do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro).  Grátis. Livre.

 

 

(Vivência)

Dançando com bebês

Proposta holística e divertida em que juntos - mamães, papais, cuidadores e bebês - compartilham momentos de troca e integração, através dos movimentos conscientes da dança e da música suave. Com Vivian Trivelin, artista da dança e educadora corporal.

Dias 28 e 30/5, terça e quinta, das 14h às 15h.

Espaço de Brincar do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Para bebês e crianças até 6 anos acompanhadas de seus responsáveis

 

(Vivência)

Jogos Sensoriais na Primeira Infância

Materiais não estruturados ganham novo uso em brincadeiras de empilhar, enfileirar e contar. Elementos da natureza são apresentados de maneira lúdica trazendo a exploração de sons, cheiros, texturas e o visual para ampliar o universo infantil. Com Dani Farto e Juliana Boza.

De 28 a 30/5, terça a quinta, das 17h30 às 18h45.

Espaço de Brincar do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Livre.

 

(Vivência)

Na Rua da Julia

O encontro visa vivenciar, difundir e valorizar as manifestações da cultura infantil, promover um intercâmbio de saberes entre gerações.

Dia 29/5, quarta, das 15h às 18h.

Estação da Paulista (Avenida Doutor Paulo de Morais, 1423 – Paulista). Grátis. Para bebês e crianças até 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

 

 

(Exibição)

Tarja Branca

As brincadeiras na infância fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas socializamos, nos definimos e introjetamos hábitos culturais da vida adulta. Tarja Branca é um manifesto pela importância do brincar, seja na infância ou na vida adulta. Dirigido por Cacau Rhoden.

Dia 29/5, quarta, das 19h30 às 21h30.

Comedoria do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Livre.

 

(Vivência)

Os Sentidos do Bebê

Dança e gestos corporais são elementos que nos permite conhecer a realidade das crianças, suas brincadeiras, preferências e seus movimentos. Vivian Trivelin, artista da dança e educadora corporal, traz diferentes dinâmicas para explorar o universo motor e cultural das crianças.

Dias 29 e 31/5, quarta e sexta, das 14h às 15h.

 

Espaço de Brincar do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Para bebês e crianças até 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

 

(Vivência)

Brincadeiras musicais

Jogos e brincadeiras coletivas através da linguagem musical. Com o educador musical Lucas Bueno Dias.

Dia 31/5, sexta, das 16h às 17h, e das 17h30 às 18h30

Espaço de Brincar do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. Livre - entrega de senhas no local 30 minutos antes da atividade.

 

(Palestra)

A Criança Nova... A Criança Eterna

Apresentação de imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo. Uma representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, poemas, aforismas, cantigas, brinquedos e fotos de crianças brincando. Com Lydia Hortélio.

Dia 31/5, sexta, das 20h às 21h30.

Teatro do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). Grátis. 16 anos. Retirada de convites com 1h de antecedência

 

Semana Municipal do Brincar no Engenho Central

Atividades lúdicas para crianças e suas famílias com a educadora Priscila Lima Pedrassani, pedagoga do Tempo do Brincar e Carlos Maldonato, com Expogizchão,

Dia 02/06, sábado, das 14h às 16h.

Galpão 9 do Engenho Central (av. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende). Grátis. Livre.