SINCOMÉRCIO Piracicaba

Decoração

Designer de interiores do Senac dá dicas para decoração em ambientes pequenos

Publicado em: 26/07/2016

Compartilhar esta página:

Levar em consideração as dimensões do espaço, o tamanho dos móveis e a escolha das cores são alguns pontos importantes na hora de decorar o local
 
Tendência no mercado imobiliário, os apartamentos pequenos e condomínios clubes têm se tornado cada dia mais presentes no interior. A opção de imóveis compactos acompanha o mercado mundial de grandes metrópoles como Tóquio e Nova York, onde há uma grande defasagem na relação entre população e terrenos destinados a moradias. De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o número de apartamentos compactos, com metragem até 45 m², cresceu 1.700% em cinco anos. 
 
Apesar das dimensões restritas, um ambiente devidamente projetado por profissional pode deixar o espaço mais amplo, funcional e prático, por isso é crescente a busca por designer de interiores.  “Vivemos em áreas cada vez menores e tudo indica que esta é uma tendência que veio para ficar. A solução é aprender a viver bem em poucos metros. Bons projetos de arquitetura e de decoração, seja para morar ou trabalhar, são a melhor forma de obtermos ótimas soluções de disposição e aproveitar cada centímetro de um pequeno imóvel. Planejar, sem dúvida, é essencial”, afirma a docente de design de interiores do Senac Piracicaba, Roberta Crocomo Tozzi.
 
Roberta orienta que é preciso seguir alguns critérios para decorar apartamentos com pequena metragem, como evitar móveis grandes e pesados, objetos sem utilidade e muitas divisórias. As áreas precisam estar preparadas para receber os móveis e objetos de decoração, sem que a circulação seja prejudicada. “Circulação é um fator fundamental”, frisa.
 
A docente explica que em plantas com metragem limitada, o ideal é usar móveis e objetos de decoração que criam a sensação de amplitude.  Vale a pena realizar um estudo para o uso adequado de materiais.
 
Roberta ensina alguns truques para ampliar o espaço como optar por cores claras nos revestimentos e o branco no teto; integrar os ambientes, mas sem tirar a privacidade dos usuários; explorar ao máximo a iluminação natural; em áreas estreitas, usar armários com portas de correr e prateleiras internas.
 
Outra dica é apostar em peças de design leve. “Uma opção são as peças em vidro, que não criam barreiras visuais, escolher móveis modulares e com múltiplas funções.  Usar móveis embutidos e feitos sob medida são recomendados para aproveitar melhor o espaço”, afirma.  O espelho continua sendo um ótimo recurso para ampliar espaços e a sensação de luminosidade, explica a docente do curso Técnico em Design de Interiores.
 
Para ela, um bom projeto de interiores pode influenciar na qualidade de vida dos usuários. “Pensar em cada detalhe e usar soluções versáteis permite realizar várias atividades, como cozinhar, descansar, trabalhar e receber amigos. O desafio é conseguir priorizar as necessidades do dia a dia, sem perder a originalidade e o charme”, destaca.
 
Para quem pretende seguir carreira na área, o Senac Piracicaba está com inscrições abertas para o Técnico em Design de Interiores e cursos livres como Decoração Prática, Desenho Técnico, Iluminação Residencial, Planejamento para Acompanhamento em Obras de Design de Interiores.
 
Mais informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/piracicaba, na unidade ou pelo telefone (19) 2105-0199.
 
Serviço: 
 
Técnico em Design de Interiores
Data: 30 de agosto de 2016 a 26 de maio de 2018
Horário: terça, quinta e sexta-feira, das 19 horas às 22h30
 
Data: 13 de setembro de 2016 a 7 de dezembro de 2017
Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30
 
Decoração Prática
Data: 3 de agosto a 21 de setembro de 2016
Horário: quarta e sexta-feira, das 8 às 12 horas
 
Desenho Técnico
Data: 20 de agosto a 8 de outubro de 2016
Horário: sábado, das 8 às 12 horas
 
Data: 21 de novembro a 13 de dezembro de 2016
Horário: segunda e terça-feira, das 13h30 às 17h30
 
Iluminação Residencial
Data: 15 de outubro a 26 de novembro de 2016
Horário: sábado, das 8 às 12 horas
 
Planejamento para Acompanhamento em Obras de Design de Interiores
Data: 1 de agosto a 19 de setembro de 2016
Horário: segunda, das 8 às 12 horas