SINCOMÉRCIO Piracicaba

Estimativa Sincomércio

Pagamento da primeira parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas deve injetar cerca de R$ 58,5 milhões na economia de Piracicaba

Publicado em: 27/08/2018

Compartilhar esta página:

A partir dos dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomercio Piracicaba) estima que o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos aposentados e pensionistas da cidade de Piracicaba deve injetar aproximadamente R$ 58,5 milhões na economia local entre agosto e setembro.

A primeira parcela corresponderá a 50% do valor do benefício e será paga juntamente com os valores referentes ao mês de agosto. O restante será pago em novembro. Serão cerca de 73 mil beneficiados na cidade.

É uma ótima notícia para o comércio varejista de Piracicaba, principalmente para os segmentos que mais sofreram com a paralisação dos caminhoneiros, que gerou um esvaziamento dos centros de compras, tais como as lojas de vestuário, tecidos e calçados. Para o Sincomercio, o empresário deve aproveitar esse momento para ajustar o seu estoque através de promoções e liquidações e para aqueles com problemas no fluxo de caixa, a dica é facilitar o pagamento à vista oferecendo descontos.

Para os aposentados e pensionistas, visando otimizar o uso dos recursos provenientes do 13º, o primeiro passo é fazer uma avaliação criteriosa do orçamento doméstico atentando-se para o nível de comprometimento da renda com o pagamento de dívidas (que deve ser de no máximo 30%) e se a pessoa já está inadimplente ou altamente endividada, o 13º salário deve ser destinado ao pagamento de débitos. O pagamento de dívidas do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito deve ser priorizado já que essa modalidade de crédito cobram as maiores taxas de juros do mercado. Para outros tipos de dívidas, o consumidor pode aproveitar e negociar sua quitação à vista e, desta forma, conquistar descontos. Para as famílias que não possuem débitos que comprometam mais de 30% da renda familiar, a melhor alternativa para o salário adicional é poupar.