SINCOMÉRCIO Piracicaba

Artigo

2021 já chegou

Publicado em: 05/10/2020

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Calma leitor, esse não é mais um artigo que trata da antecipação dos panetones quatro meses antes do Natal, nas gondolas dos supermercados. Quero tratar aqui, do sentimento que já se manifesta em muitas pessoas, olhando para 2020 como um ano que já se foi e pouco poderá ser feito até o nosso brinde anual a meia-noite, na virada de 31 de dezembro.

Iniciar o planejamento de 2021 imediatamente faz todo sentido, pois teremos muito a realizar, que devido ao isolamento social este ano não foi necessariamente possível, mas precisamos carregar para o novo ano, o máximo de resultados e realizações possíveis, com os meios disponíveis e independente do segmento.

O princípio da incerteza é imperativo e afeta a todos neste momento, porém, precisamos enxergar os caminhos e possibilidades que começam, ainda que vagarosamente, se desenhar hoje. Peter Drucker, considerado por muitos o pai da administração e gestão já dizia “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Pois bem, então, o momento para isso é agora. Planeje, vislumbre, acompanhe as tendências e casos de sucesso que superaram a pandemia, comece a trilhar esse caminho, que te levará ao “novo normal” para quando chegarmos lá, você não esteja atrasado.

 Já sabemos que todos os segmentos foram afetados e precisaram se reinventar desde março, para conseguir sobreviver e continuar produzindo e vendendo seus produtos ou serviços. Agora o jogo deve ser outro. Faz-se necessário superar esse estágio inicial de soluções instantâneas e implementadas em tempo recorde, iniciando a construção de uma forma estruturada e bem preparada para esse novo mundo pautado pelo formato híbrido, mesclando presencial e virtual, afim de atender as expectativas do “novo cliente”, transformado também a partir da nova experiência, que gerou um novo aprendizado e consciência para o que virá a seguir.

Na educação por exemplo, nunca havíamos testemunhado uma interrupção nessa escala. Cada instituição buscou soluções para superar tamanha paralização e, claro, muitos desses caminhos alternativos foram emergenciais e enfrentam até agora grandes dificuldades para se efetivar. O que precisamos desde já é implementar ações coordenadas e inovadoras para descobrir soluções que, realmente, ofereçam suporte para alunos e professores, não apenas para o ano letivo em vigência, mas sim, já se preparando para o processo de recuperação a longo prazo, com olhar atento e intenções que propiciem a inclusão e equidade. Os órgãos competentes já falam em dois anos em um, ou seja, já consideramos planejar o ano letivo de 2021, porém, carregando e considerando todo passivo deixado em 2020.

Como as escolas poderão dar conta de tamanho legado? Esse é um dos principais desafios que contribuem para configuração do princípio da incerteza que citei no início deste artigo. Uma possível alternativa a essa questão é o próprio comportamento dos estudantes que já mudou, pois pesquisas apontam um crescimento de 70% nas inscrições realizadas na modalidade a distância (EAD), bem como crescimento de 45% de interesse para atividades educacionais desenvolvidas de forma remota.

Neste processo de transformação e planejamento, uma das premissas principais consideradas é a infraestrutura, que precisará atender a todos, sejam com equipamentos, redes, materiais diversos, estratégias educacionais diferenciadas e criativas, sem se deixar levar pelo simples apelo em forma de entretenimento. As logísticas necessárias, devem considerar principalmente os alunos situados numa posição de vulnerabilidade social.

As relações humanas serão sempre determinantes para o processo de aprendizagem e não serão alteradas ou minimizadas. A tecnologia deverá ser sempre o meio. 2021 pede essa urgência. Façamos ainda o que for possível em 2020, mas olhando para esse futuro breve agora.

*João Carlos Goia é gerente do Senac Piracicaba, jornalista pós-graduado em Criação de Imagem e Sons em Mídias Digitais e mestre em Educação.